Pesquisar este blog

terça-feira, 17 de agosto de 2010

A balança: musculação emagrece ou não?



Muitas pessoas comentam que após iniciarem um programa de treinamento na musculação, ao subirem na “temerosa balança” percebem que o peso corporal aumentou e ou manteve-se sem alteração. Com isso, quem objetivava perder peso leva um susto e corre para reclamar com o professor. Para evitar essa situação é necessário explicar como acontece este processo e é função do profissional da educação física fazê-lo quando o aluno inicia suas atividades na academia. O nosso corpo é constituído de ossos, músculos, gordura e tecidos. Ao estimular os músculos por meio de exercícios de musculação, o nosso corpo restaura as fibras musculares desgastadas durante o treinamento, fortalecendo os músculos e deixando-o com o diâmetro aumentado. Este ganho de massa muscular (aumento no diâmetro do músculo) que é o responsável pelo ganho de peso corporal. A vantagem é que quanto maior for o peso magro (massa muscular), mais acelerado ficará o metabolismo, facilitando a queima de calorias, assim como diminuindo a reserva de gordura corporal. Mas o que é metabolismo? Metabolismo é o conjunto de transformações que os nutrientes e outras substâncias químicas sofrem no interior do nosso corpo, ou seja, é a taxa com que o corpo queima calorias para se manter vivo. Quem prática musculação tem o metabolismo 12% mais acelerado no pós-treino e até 15 horas depois esta taxa continua 7% mais alta, o que significa que a pessoa adepta a musculação consome mais energia, mesmo quando em repouso. Portanto, a musculação se torna uma eficiente atividade para o emagrecimento. Por isso, realize avaliações físicas frequentemente e fique atento ao percentual de gordura corporal, este dado que indicará se você está realmente atingindo o seu objetivo ou não. Então, se você teve ganho de peso corporal, mas diminuiu percentual de gordura, parabéns !!! Você está no caminho certo. No entanto, se aumentou o peso e o percentual de gordura corporal, procure seu professor e peça para que reavalie seu treino. Lembrando que alimentação e descanso são fatores essenciais para conseguir os resultados esperados, seja para o emagrecimento ou para a hipertrofia.
Esqueça a balança, atente-se ao percentual de gordura !!!!
Para as mulheres que tem receio de ficar musculosas, leia no blog “a mulher e a musculação: o medo do corpo masculinizado”.
Movimente-se !!!!

4 comentários:

  1. Parabéns Márcio!

    Sua explicação é clara, objetiva e estimulante. Depois que leio sempre tenho vontade de fazer atividade física! E tenho feito!

    Tenho certeza que muita gente vai fazer atividade física ou mais atividade física só de ler seu blog. Aguarde pra saber!

    Abraços,
    Tania.

    ResponderExcluir
  2. Ae Márcio!! Me convenceu! rsrs...
    Valeu pela explicação!
    Dri

    ResponderExcluir
  3. Ahhh...agora ficou mais claro! E já que magrelinha eu nunca ficarei mesmo, e tenho consciência disso... bóra pra RPM e musculação! :)
    Parabéns... escreva mais ein! Muito mais!
    beijo, Bárbara

    ResponderExcluir
  4. Ótimo Márcio vc esta de parabéns!!! valeu msm.
    Abraçosss.

    ResponderExcluir